Laboratório Chiesa

Resultados de Exames

Salvador do Sul

Feliz

Dúvidas sobre Exames

A água quebra o jejum?

Não, mas deve-se tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina. Se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

A alimentação interfere nos resultados dos exames? E bebida alcoólica?

Sim, principalmente no de triglicérides. Uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.

A bebida alcoólica interfere, em especial, também o de triglicérides. Uma dose de qualquer bebida alcoólica, seja cerveja ou vinho, por exemplo, na véspera do exame é suficiente para elevar os seus níveis, gerando resultados falsos. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

A menstruação interfere nos exames?

Sim, o de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Dói ao coletar sangue?

Normalmente não, pois o procedimento de coleta de sangue dura alguns segundos. A dor vai depender da sensibilidade de cada paciente.

Medicamentos e cremes vaginais interferem no exame de urina?

Não, desde que se adotem dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal.

Para realizar o exame de urina, tem que ser com a primeira urina da manhã?

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar. Dará o volume ideal para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

Por que, às vezes, fica roxo no local depois da coleta de sangue?

O hematoma, como é chamado, nada mais é do que o extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.